Somos o ISPA - Instituto Sourdough Padoca do Alex

 

Um lugar dedicado à panificação artesanal. Do estudo ao ensino, compartilhando vivências na produção do verdadeiro pão, feito com fermento natural, o levain.

 

Nossos cursos são voltados para iniciantes, amadores e profissionais. Para aqueles que desejam empreender, abrir o seu negócio ou simplesmente fazer o seu pão em casa. Atendemos equipes de padarias para treinamento interno e consultorias no local.

 

Nosso Instituto conta com uma área de 150 metros quadrados, totalmente equipado com os melhores equipamentos de panificação artesanal. Mas também, possuímos todo aparato doméstico para ensinar o aluno a fazer o seu pão em casa. Estamos equipados para promover a melhor experiência para o profissional e também para o iniciante.

Ministramos aulas de panificação no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Já são mais de 4000 alunos! Somados com o curso online já ultrapassam 35 mil alunos em 25 países.

 

Nosso Instituto fica localizado na cidade de Niterói-RJ. Um lugar de fácil acesso, na descida da famosa Ponte Rio-Niterói. Próximo a estação das Barcas e ao lado da rodoviária de Niterói. Se vier de avião, estamos próximos do aeroporto Santos Dumont.

Um pouco sobre Alex Duarte

Carioca, morador de Niterói-RJ, lugar onde tem a melhor vista do Rio de Janeiro! Sou casado com a Mônica e sou pai de 2 filhos, Davi (19) e Débora (15). 

Tenho 47 anos, minha formação acadêmica é em TI, deixei a área na qual atuei por mais de 20 anos, para me dedicar a panificação artesanal - ao ensino e a produção.

Meu início com os pães foi com o livro Pão Nosso, do amigo Luiz Américo Camargo. Sempre desejei fazer um belo pão! Mergulhei fundo nas receitas, nas histórias e nas técnicas. O meu crescimento veio com o convívio de pessoas que eu muito admiro, entre elas, o Rafa Brito da The Slow Bakery.

 

São apenas 6 anos, mas o mergulho está sendo bem profundo. Do pão em casa, assado na panela de ferro a proprietário do primeiro Instituto dedicado a fermentação natural no Brasil, o ISPA! Instituto Sourdough Padoca do Alex.

 

A minha primeira turma de pães aconteceu em um projeto social em Moçambique. Hoje são milhares de alunos em 25 países. Além das aulas, já ministrei palestras sobre Fermentação Natural em algumas Universidades pelo Brasil (La Salle-RJ / UCS-RS / UFRJ-RJ) e no maior evento de Gastronomia do país, o Mesa São Paulo, da Prazeres da Mesa e no Mesa ao Vivo na Le Cordon Bleu RJ, ministrando aulas show e palestras. Hoje, faço parte do time de Parceiros do Blog Massa Madre.

Me tornei padeiro depois de um projeto social na África. Hoje, temos uma padaria social que funciona dentro deste projeto na Aldeia de Quelimane - Moçambique. Projeto esse que alimenta crianças órfãos e idosos. Saiba mais sobre o projeto aqui.

NA MÍDIA:

Matéria sobre o reflexo da pandemia na panificação artesanal. Band TV - Jornal da Noite. Assista aqui!
(Programa gravado e exibido em 22/Setembro/20).

Matéria sobre o dia do padeiro na TV Globo, Bom dia Rio! Assista aqui!

(Programa exibido em 08/Julho/20).

 

Quer conhecer um pouco mais da minha história? Assista aqui, no Globo Repórter!

(Programa gravado em Dez/2018 e exibido em 29/Jun/2019).

Veja aqui a matéria no O Globo Online - Blog da Luciana Fróes!
(Matéria de 14/05/2019)

Assista aqui também na TV Gazeta, entrevista dada ao programa Mulheres, para a Jornalista e Apresentadora Regina Volpato. São 27 minutos falando sobre o projeto na África e o sertão!
Haaa têm um pouco de pão também!

(Programa gravado ao vivo em 16/Jul/2019).

Matéria do Jornal Extra Online sobre o projeto da África e o dia mundial do pão.

Jornal Extra impresso, PDF da capa inteira.
(Matéria de 16/10/2019)

Matéria do Jornalista Diego Amorim no O Globo sobre o projeto da África e o dia mundial do pão.
(Matéria de 16/10/2019)

Na TV Brasil, entrevista sobre sobre o crescimento da gastronomia no Brasil.

(Programa exibido em 06/09/2018)

SOBRE

Padoca do Alex 24.03.22-1442.jpg
Padoca do Alex 24.03.22-1465.jpg